Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares

“Não é banho de mar e nem de rio, é um banho de história e cultura!” (frase da nossa querida guia Sol)

 

O Quilombo dos Palmares é o maior quilombo da América Latina, e está situado na cidade de União dos Palmares, na Serra da Barriga.

É um passeio onde conheceremos a verdadeira história da formação do Brasil, aquela que não é contada nas escolas.

 

A viagem até a Serra da Barriga dura cerca de 1h30min, e durante o caminho tivemos a presença da guia Mônia, que nos contou toda história desde a formação do Quilombo, e foi essencial para uma melhor compreensão e aproveitamento da visita! O Lino foi o responsável por nos guiar pelo Quilombo e contar a história mais de perto, super expert no assunto!

 

Confesso que quando vi esse passeio no roteiro não me agradou muito, por já ter conhecido outros quilombos, mas foi um passeio que adorei, aprendi muito! E acredito que nada acontece por acaso, era para eu estar lá!

 

O Parque Quilombo dos Palmares é um Patrimônio Cultural Internacional muito importante para o movimento negro, é conhecido e estudado mundialmente.

 

Não foram só os negros que se refugiaram ali, mas todos aqueles que não queriam se render ao sistema da coroa portuguesa. Indígenas, Negros, Holandeses, Portugueses, todos viviam pacificamente e se formou uma república a parte, a República dos Palmares.

 

Tem uma árvore, Gereba, que foi trazida da África a mais de 300 anos, e dizem que ela carrega uma energia enorme, que quem tem mediunidade não é bom encostar a cabeça na árvore, algumas pessoas se sentem mal quando chegam muito perto. Ela está envolta com um manto branco, pois é considerada sagrada.

 

Fazem uma grande festa no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, foi escolhida essa data pois foi o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1865.

 

O Quilombo dos Palmares possui um território enorme e pega o estado de Alagoas e Pernambuco, 25 mil pessoas moraram ali, todos em busca de Liberdade e Igualdade.

 

Para finalizar o passeio com chave de ouro, almoçamos no Restaurante Baobá, saboreando a culinária afro-indígena.

 

Ainda tivemos a grande honra de conhecer a Mãe Neide, património vivo de Alagoas. Ela lutou para que o Quilombo fosse reconhecido como Patrimônio do Mercosul, para que fosse tombado como Patrimônio Histórico Nacional, ou seja, teve grande importância para valorização do Quilombo!

A Mãe Neide também recebeu o prêmio Nacional Dólmã com sua moqueca de ovo, além de ter grande importância para a comunidade local.

 

Fui embora refletindo muito do que aprendi naquele dia, as palavras Liberdade e Igualdade ficaram muito em minha mente, quantos séculos se passaram, e essa luta ainda continua…

Por quanto tempo mais?

 

Mel & Hilary Cão-Guia no Instagram: “Quilombo dos Palmares, um Banho de História e Cultura 👨🏿‍🦱🤎 O Parque Quilombo dos Palmares é um Patrimônio Cultural Internacional muito imp…”

 

Fizemos todos os passeios em Maceió com a Luck Receptivo, você pode ler nosso Roteiro completo clicando aqui.

 

Te espero em nossas Redes Sociais!

Instagram e Facebook

 

Leia também:

Clique aqui para conhecer a PetLove

2 comentários sobre “Quilombo dos Palmares

  1. Nunca estive em um Quilombo, realmente deve ser um banho de história, da nossa história que por vezes é escondida ou ignorada. Vivenciar uma experiência tão rica como esta é muito especial.

  2. Olha, uma super experiência! E faz muita diferença quando temos um guia para nos explicar a história! Já visitei outros por conta que fiquei sem saber a história do local, faz realmente diferença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *