Conheça Natal/RN
Tenho duas tias que moram em Natal e fazia mais de 10 anos que não ia para lá. Minha mãe e irmã planejaram a viagem para final de maio, eu acabei decidindo de última hora, consegui uma MEGA promoção de passagem aérea e embarquei junto nessa!!!
Como peguei promoção fui e voltei em Vôos diferentes. Viajei um dia antes delas, só eu e Hilary, foi tudo tranquilo, primeira vez que a Hilary viajou de avião por mais de 1h, antes tinha sido só voos curtos, ela foi dormindo como sempre, só levantava quando eu saía para ir ao banheiro e ficava em pé esperando eu voltar…rs.
Quando chegamos no aeroporto e encontramos minhas tias foi a maior festa!!! Já na chegada pegamos um pôr-do-sol maravilhoso a caminho de casa!! (sou apaixonada por apreciar esse encanto da natureza, por mais que não enxergue a mudança de coloração, adoro sentir a energia que emana do sol, profundo hein?!rs)
O primeiro dia foi mais tranquilo, tiramos para descansar da viagem. No dia seguinte chegaram minha mãe e irmã e fomos para Pium, uma vila de Parnamirim, ficamos na Praia do Cotovelo até o fim da viagem.
A casa é deliciosa, todos os dias apreciávamos a lua, sempre fofocando na varanda…rs.
Caminhávamos até a praia, a Hilary ficava doidinha, corria para todo lado, rolava na areia, entrava no mar, quando alguém ia mais fundo ela queria ir atrás, fez a maior festa!
A Praia de Cotovelo é bem tranquila, pouquíssimas pessoas, a maioria fazendo caminhada, é uma costa pequena, possui algumas falésias que delimitam a praia. Lá tem uma barraca chamada Falésias que serve pratos típicos em um deck com vista para o mar, não fomos, então não sei dizer se é bom. 🙂
Começando nossos passeios praianos, Praia de Camurupim, é um mar bem tranquilo, possui alguns quiosques onde a galera fica sentada e consumindo. Nessa praia acabei não levando a Hilary. Eu, minha irmã e minha prima andamos de Stand up Paddle. Dividi a prancha com minha irmã, foi a primeira vez que andei desse troço, fui sentada por segurança, apesar de que onde estávamos era bem raso, mas achei melhor ficar sentada, vai que né?rsrsrs (ok, confesso, cai da prancha e foi aí que percebi como era raso…kkkkk)
A Praia de Ponta Negra é a mais famosa entre os turistas, onde tem o Morro do Careca (já subi alguns belos anos atrás, mas agora não pode mais), como já conhecíamos acabamos nem ficando nessa praia, passamos somente de carro. É uma praia mais agitada, com vários barzinhos e restaurantes legais, feirinhas de artesanato, tudo que um turista gosta de encontrar!rsrs
Continuando o passeio pelas belas paisagens de Natal. Partindo para o Sul de Ponta Negra passamos pela Barreira do Inferno, base da Aeronáutica, foi o primeiro centro de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul. Hoje tem o Museu da Aeronáutica com visitação guiada (precisa agendar). Lá também se pode conhecer o projeto TAMAR, protegem e pesquisam 5 espécies de tartarugas marinhas.
Quem for com um tempinho a mais para Natal, a Praia de Pipa é uma super pedida! Pode-se ir de Natal até Pipa pela BR101 ou pela famosa Rota do Sol, seguindo pelo litoral, por ela passa por vários mirantes que valem a pena dar uma paradinha para apreciar a vista.
→ Mirantes e pontos turísticos da Rota do Sol: Barreira do Inferno, Cajueiro, Mirante dos Golfinhos, Estação Parary (antiga estação de trem), Mirante da Lagoa de Guaraíras – Tibau do Sul (ótima vista para apreciar o pôr-do-sol #ficadica), Mirante da Praia de Cacimbinha – Pipa (ainda na beira da estrada, entre Tibau do Sul e Pipa).
Pipa é lindo! Um lugar muito agradável para passar alguns dias, infelizmente fizemos bate e volta só, mas deu para se divertir! Fizemos o passeio de barco, não queriam deixar a Hilary ir junto, mas mostrei a carteirinha de cão-guia e tudo certo! Nem preciso dizer que ela também foi uma das atrações do passeio né?rsrsrs. Fizemos uma parada para mergulho, ela nadou comigo em alto mar, fiquei com medo de ela se cansar muito e não deixei ela muito tempo nadando. Quando paramos para ver os golfinhos, fiquei com medo de ela se agitar e começar a latir, mas foi tranquilo, não sei se ela chegou a ver alguma coisa (ela não sei, mas eu não vi nada…rsrs) pois estava no chão do barco, acho que nem percebeu! Almoçamos em um restaurante bem gostoso e, como não podia faltar, me deliciei com um sorvete de sobremesa!!
Começou nosso retorno para Natal, conseguimos ver o pôr-do-sol da estrada, fizemos paradinhas para fotos.
Não tem como ir para Natal e não visitar o maior cajueiro do mundo! Fica na praia de Pirangi ao norte do município de Parnamirim. É uma árvore gigantesca que ocupa cerca de 8.500m² que precisa ser podada constantemente pois continua crescendo! Ela produz em torno de 80 mil cajus por ano, dá-lhe caipirinha de caju!rsrs. Precisa pagar para visitar o cajueiro, não lembro o valor exato, mas é baratinho. Em frente possui uma feirinha de artesanato com várias coisas bacanas, algumas caras e outras com preços razoáveis, adoro castanha de caju e aproveitei para comprar por lá! Comprei uma blusinha super linda (a que estou usando na foto da página Sobre).
Paramos no Mirante de Tabatinga para tentar ver golfinhos, mas nos dias que fomos não tinha nenhum, vale a parada para apreciar a vista e curtir o barulhinho do mar.
Ao Sul de Parnamirim tem uma casa de tapioca (fica em frente a rotatória a caminho da Lagoa de Arituba) que dizem ser deliciosa! Infelizmente os dias que tentamos ir estava fechada, meu pai sempre fala dessa tapioca!
Seguimos para a Lagoa de Arituba, gosto mais de lagoa do que do mar, tenho um certo medinho das ondas, correnteza…rs. Estava bem vazia, fomos no meio da semana, tinha praticamente só a gente lá. Hilary adorou nadar na lagoa, ficava entrando e saindo toda hora da água, nadei um pouco com ela, bem gostoso! Quando for não deixe de comer a cocada com leite condensado!
Fizemos um tour de carro pelas praias via costeira (praias do centro): Praia do Meio, dos Artistas, Praia do Forte, atravessamos a Ponte do rio Potangy, na cidade possui um centro histórico, museus, o teatro Alberto Maranhão… Como ficamos só dentro do carro, esse passeio não foi muito proveitoso para mim.
O Centro Municipal de Artesanato, que fica em Ponta Negra, abrigou a antiga cadeia na década de 30, passou por grande reforma em 1976 e desde então abriga as instalações do centro cultural e turístico da cidade além de várias lojinhas de artesanato e galeria de arte com exposição de obras produzidas na região. Em 1998 ele foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural. São mais de 30 lojinhas ali dentro e muitas aproveitaram as próprias celas para montar as lojas. Como boa turista que sou, fiz minhas comprinhas!
Pensei que teria problemas com a Hilary em Natal, mas foi super tranquilo, alguém até me falou de uma menina que tinha um cão-guia lá e que provavelmente o cão já devia estar aposentado. Fomos em uma pizzaria e já fui preparada para brigar, chegando lá foi muito mais tranquilo do que eu esperava, fomos super bem recebidas e ainda ficaram admirados com ela! Como ia com ela nas praias, lagoas, estava certa que reclamariam de cachorro na praia, principalmente quando ia nos quiosques, mas foi tudo numa boa!
E como tudo que é bom dura pouco, mais uma viagem chegou ao final… Snif. Pegamos dias lindos e voltamos maravilhadas, com gostinho de quero mais!
A culinária nordestina é uma delícia e irei presenteá-los com uma bela receita!
Minha prima é uma cozinheira de mão cheia, ela fez uma carne seca desfiada com nata que ficou divino! Pedi a receita para compartilhar essa maravilha com vocês. (Aceito convites para provar e dizer se ficou igual…rs)
Carne de sol na nata
Ingredientes:
– 1kg de carne de sol
– 03 cebolas roxas
– 01 caixa de creme de leite
– 100ml de leite
– 150g de nata
– Coentro a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– Sal a gosto
Preparo:
- Dessalgue a carne de sol e depois cozinhe na panela de pressão. Após a carne esfriar desfie-a.
- Corte as cebolas em juliene (tiras fininhas) e o coentro em hache (picado pequeno/fino).
- Aqueça uma panela, adicione a nata e quando estiver quente doure a cebola.
- Acrescente a carne de sol desfiada e misture.
- Deixe a carne fritar por alguns minutos.
- Adicione o leite e o creme de leite, tomando cuidado de não deixar cozinhar muito.
- Ajuste o sal, se necessário, e acrescente pimenta do reino a gosto.
- Para finalizar, com o fogo já desligado, adicione o coentro picado.
Dica: Pode colocar pedacinhos de queijo coalho para finalizar, fica uma delícia!
*Quero saber quem fez a receita e se foi aprovada! 😉
Já que o assunto é comida, aproveito o ensejo e indico alguns lugares engordativos bem legais!
→ Camarões (não é um lugar barato, mas é delicioso!)
→ Paçoca de pilão
→ Farofa D´água
→ Pizzaria Tomatino
→ Old Five (barzinho em Ponta Negra)
→ Restaurante Bidoca
→ Sorveteria tropical
Assista ao vídeo da viagem!
Gostou? Curta, comente e compartilhe!!!
Delícia!!! Aguardando a próxima!! Uhuuuuu
Adorei seu blog!!!
Obrigada Dereck! 😉
Que legal…..
Viajar sempre é uma ótima opção.
Viajar para um lugar que é acessível isso é um diferencial, isso sem falar no cardápio, adoro carne de Sol kkk
Olá Odimar! Essa receita é simplesmente deliciosa! 🙂