Dicas do que fazer em Madrid em 1 dia
Em 2014 voltei a Europa para ser madrinha de casamento da minha melhor amiga que mora em Paris, e dessa vez meus pais me acompanharam. Como fazia poucos meses que a Hilary tinha entrado em minha vida, os instrutores recomendaram que não a levasse, fiquei com o coração partido, mas a deixei no Brasil.
Na ida fizemos conexão em Madrid e nosso voo para Paris seria somente no dia seguinte, então tivemos 1 dia para passear pela cidade.
◊ Compre o seu SIMCARD com a EasySIM4U e permaneça sempre conectado fora do país!
Como já tinha ido a Madrid em 2008, já conhecia um pouco da cidade e busquei na memória todos os passeios que fiz naquela época para mostrar o máximo a eles!
A cidade é bem acessível, recebia um bom atendimento quando viam que eu era deficiente visual, no aeroporto só faltaram colocar um tapete vermelho para eu passar…rs.
Ficamos hospedados no Senator Barajas Hotel (antigo Hotel Diana). O hotel é bem próximo do aeroporto e perto de uma estação de metrô, o que nos facilitou para conhecer a cidade nas poucas horas que tínhamos. O café da manhã é farto, quarto confortável, uma boa pedida para quem passa por Madrid somente para conexão e precisa ficar perto do aeroporto.
Caminhamos até a estação, uns 10, 15 minutos de caminhada até o metrô e uns 25 minutos até o centro de Madrid.
O sistema de metrô em Madrid funciona muito bem, não tem necessidade de fazer locação de carro, você consegue chegar em todos os lugares de metrô e caminhando um pouquinho, um sapato confortável é uma ótima pedida! 😉
Não me lembro a ordem dos passeios, mas falarei o que conseguimos conhecer tranquilamente em 1 dia.
→ Palácio Real
O Palácio Real foi uma das residências do Rei da Espanha e é o maior da Europa. Em seu interior os salões são minuciosamente decorados com muita tapeçaria, obras de arte e vários relógios antigos. Quando fomos estava fechado e só apreciamos a parte externa, dizem valer a pena conhecer o interior do Palácio!
Nas quartas e sábados das 11hs ás 14hs acontece a cerimônia de Troca da Guarda. No mês de julho, agosto e setembro acontece das 10hs ás 12hs.
A Troca da Guarda solene acontece toda primeira quarta-feira do mês (exceto julho, agosto e setembro) ás 12hs. Dizem ser imperdível!
Na parte externa possui 2 jardins, aproveite para tirar fotos, são lindos! Um fica bem ao lado do Palácio e o outro um pouco mais escondido na parte de trás.
O Palácio é aberto todos os dias (fechado somente em cerimônias e recepções oficiais)
– Verão: 10:00 ás 20:00 (bilheteria até 19hs)
– Inverno: 10:00 ás 18:00 (bilheteria até 17hs)
*Fechado nos dias 11, 14 e 25 de dezembro.
Ingresso: 11 euros adulto e 6 euros para estudantes.
⇔ Precisa de moeda estrangeira? Compre com a nossa parceira GME Cambio e garanta a melhor cotação!
O Palácio disponibiliza cadeira de rodas manuais para empréstimo.
→ Catedral da AlmudenaEm frente ao Palácio Real, a Catedral da Almudena é bem bonita e colorida, para quem curte apreciar a arquitetura dos lugares vale a pena olhar cada detalhe! Quando fui não sabia, mas você pode subir no telhado, dizem ter uma ótima vista da cidade!
→ Puerta del Sol
A Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos da cidade. Lá está localizado o KM 0 das estradas espanholas desde 1950. Em um edifício próximo é onde foi construído o relógio da torre que faz tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano.
Em uma dessas ruas grandes, próximas da Puerta del Sol, existe o símbolo de Madrid, uma estátua de um ursinho que tenta comer os frutos de uma árvore e é chamado El oso yel madroño (O urso e o Madronheiro), parada obrigatória para fotos!
→ Plaza Mayor
Perto da Puerta del Sol, a Plaza Mayor é a principal praça de Madrid. Localizada no centro é um dos melhores lugares para ficar admirando o movimento da cidade.
A Plaza Mayor sobreviveu a 3 grandes incêndios. Foi o centro de grandes acontecimentos como inquisições, corrida de touros, canonizações, execuções públicas, representações teatrais e coroações reais. A praça é retangular e rodeada por edifícios de 3 andares, a entrada é feita por 9 pórticos, debaixo desses pórticos existem cafés, restaurantes e lojinhas de souvenirs (os preços são mais “salgados”). São 237 varandas por toda praça.
É a praça que eu mais gosto, mas confesso que tinha um medinho dela…rs…cego tem a imaginação fértil, quem tem baixa visão mais ainda porque a gente enxerga as coisas meio mais ou menos e a cabeça acaba “criando” uma imagem, já que não vemos com nitidez. E quando fui em 2008 até que enxergava relativamente bem (comparando com hoje) e ao anoitecer olhava para a torre dos prédios, pensando nas “bruxas” que foram queimadas naquela praça… Nem preciso dizer que minha imaginação voltava anos luz na história né?kkkkk
Para quem gosta de lula deve provar os famosos Bocadillos de Calamares (sanduiche de lula), tem vários locais que vendem, da outra vez que fui comemos em um lugar com decoração estilo tourada (como não curti e meus pais também não curtem, nem fomos dessa vez).
Lá você encontra também os famosos Jamones, o presunto espanhol.
Caminhamos bastante ao redor dessa praça, várias lojinhas, restaurantes e umas ruazinhas bem bonitinhas!
Adoro caminhar por essas ruazinhas, a maioria não passa carro e acho tudo uma graça!
Na rua Calle Montera existe muuuito Sex Shop e garotas de programa que ficam abordando os homens, essa rua é meio feia.
Madrid não é uma cidade perigosa, mas recomendam que tomemos cuidado com carteira e celular pois tem muito batedor de carteira por lá.
→ Plaza de España
A praça é rodeada por um prédio alaranjado enorme e tem algumas fontes bem bonitas. Ao lado oposto do prédio, tem uma estátua com Miguel de Cervantes sentado em uma majestosa cadeira com Dom Quixote, Sancho Panza e Dulcinea, em frente a um enorme espelho d´água.
Terminamos o dia comendo..rs…Meus pais comeram paella (não me agrada frutos do mar e fiquei só olhando) e eu comi um delicioso churros! 😛
Leia também o artigo de quando fui em 2008 com mais dicas de lugares para conhecer em Madrid, clique aqui.
Apesar de ter sido pouco tempo, conseguimos conhecer bastante coisa, andamos muuuito, chegamos “mortos” no hotel, mas valeu a pena!!
No dia seguinte saímos cedinho rumo a Paris!!
Já foi para Madrid? O que mais gostou de lá? Compartilha com a gente!! 🙂
Achei legal tua ideia de listar lugares para se conhecer em apenas um dia. Isso ajuda muito que está viajando, mas tem pouco tempo e não quer deixar de visitar um lugar ou outro. Madri pelas fotos é um lugar lindo!
Olá! Tenho pena que você não tenha trazido seu cão guia para a Europa. A União Europeia é o melhor local do mundo em matéria de acessibilidade com cães de assistência; restaurantes; hotéis; o Ber; transportes públicos. Você não vai ter nenhum problema salvo alguma situação excecional que possa acontecer. Aqui em Portugal é bem tranquilo. Você não vai ter qualquer restrição!
Dê uma olhada na página do meu cão dia:
https://www.facebook.com/zangao.caoguia/
Olá Jorge! Gostaria muito de ter ido com a Hilary, mas na época me foi recomendado que não levasse, principalmente porque iria para Inglaterra e lá precisava de quarentena, hoje não é mais necessário. Já planejei diversas viagens para Europa depois da minha última estada por lá, principalmente para conhecer Portugal, mas ainda não foi possível, espero conseguir em breve! Darei uma olhada no Facebook de seu grande amigo ❤️